ATENDIMENTO AO CLIENTE 0800 727 7023

shopping-center.jpg

Customer Story

Automação Trane, focada na redução da pegada de carbono em centros comerciais

A implementação de melhorias no sistema de automação de ar condicionado irá gerar uma economia de energia de 92 KUSD por ano, equivalente a 560 MWh/ano com um impacto ambiental de 97 toneladas de CO2/ano.

Topic: Efficiency, Decarbonization, Energy Services

  • 560,000 kWh Redução anual do consumo de eletricidade.
  • US$: 92,000 Redução anual de custo de electricidade
  • 97 Toneladas Redução anual de CO2

A implementação de melhorias no sistema de automação de ar condicionado irá gerar uma economia de energia de 92 KUSD por ano, equivalente a 560 MWh/ano com um impacto ambiental de 97 toneladas de CO2/ano

Desafio

Um shopping center no Brasil precisa modernizar o sistema de automação para aumentar o desempenho energético da planta de água gelada que atende o sistema de ar condicionado. Tendo em consideração a justificação económica do investimento com a economia de energia gerada pelo projeto. 

Solução

Ao coletar informações em campo sobre o comportamento da planta de água gelada e considerar as informações, a equipe de especialistas da Trane Brasil estudou e apresentou melhorias no sistema. Os relatórios de estimativa de economia foram gerados com auxílio de modelagem energética com ferramentas/software Trane, o que resultou em resultados de menor custo e impacto ambiental, justificando o investimento. Dentre as soluções propostas com impacto energético estão: otimização do funcionamento da torre de resfriamento através da implementação de uma sequência de controle para adequar o desempenho dos chillers com base no desempenho das torres de resfriamento, buscando o melhor desempenho geral e melhoria do sistema. Controle do funcionamento da planta de água gelada para otimizar o desempenho dos equipamentos de geração e produção de água para conforto. Análise do “lado ar” e sistema de ventilação para caixas de volume variável em equipamentos de distribuição de ar.

Resultado

As melhorias no sistema de automação tanto na central de água refrigerada como no sistema de distribuição de ar, a melhoria das sequências de operação e a interação entre os equipamentos de geração de água refrigerada e as torres de refrigeração terão um impacto energético anual de 92 KUSD, equivalente a 560 MWh por ano com um impacto ambiental de 97 toneladas de CO2 por ano.

Concluindo, a implementação da lógica de automação da Trane para instalações centrais de ar acondicionado é vital para a poupança de energia em edifícios comerciais. A estratégia não só reduz o consumo e os custos de energia, mas também ajuda as empresas a atingirem os seus objetivos ambientais, melhorando o conforto e a produtividade dos ocupantes. A iniciativa ajuda o cliente a preparar suas operações para um futuro sustentável.