ATENDIMENTO AO CLIENTE 0800 727 7023

Customer Story

GV Shopping – Governador Valadares – Minas Gerais– Brasil

Inaugurado em dezembro de 1999, o GV Shopping está localizado na área central da cidade de Governador Valadares, próximo de três importantes rodovias brasileiras (BR 116, BR 381 e a BR 259). Ocupando uma área de 70 mil m², sendo 37.340,68 mil m² de área construída, o Shopping Center foi criado para impulsionar a geração de renda da cidade de Governador Valadares.

Industry: Retail

Products Used: Building Management Systems,

Topic: Innovation, Cost-Saving,

Desafio

O sistema de HVAC do GV Shopping possuía dois Chillers Trane com a capacidade de 270 toneladas de refrigeração cada. Com o passar dos anos e o desgaste natural, os equipamentos finalmente começaram a apresentar problemas de operação. Diante disso, o cliente ficou em dúvida se a melhor solução seria realizar o Retrofit, e reparar o equipamento antigo, ou substituir por um sistema novo.  A diretoria do empreendimento recorreu a Trane para saber a melhor solução. Era preciso apresentar uma solução rápida, pois o shopping possui grande circulação de pessoas e está localizado em uma das regiões mais quentes do Brasil.

Solução

Ao realizar um estudo energético, a Trane demonstrou ao cliente os benefícios que ele teria ao trocar os equipamentos antigos por dois novos chillers resfriados a água - Trane Optimus™ - modelo RTHD. Além disso, ao saber da importância de manter o conforto térmico dos clientes, a Trane ofereceu ao cliente o serviço de locação (Rental Trane) de um chiller, que operou paralelamente durante todo o período de obras, abastecendo adequadamente o sistema de ar condicionado do GV Shopping. Por fim, a Trane realizou a atualização do sistema de automação dos equipamentos com a instalação do gerenciador Trace SC, um painel que se comunica com as unidades de controle do ambiente e proporciona o gerenciamento dos equipamentos HVAC através do acesso via internet.

Resultados

O payback do investimento realizado pelo cliente para a substituição dos equipamentos antigos por  novos, de última geração, aconteceu em três anos, gerando economia de aproximadamente 30% da energia consumida pelas instalações antigas.  

Edson Ferrara, gerente de Serviços de Energia, ressalta que a Trane proporcionou ao cliente a solução esperada. “Além de garantir melhor qualidade de conforto térmico ao shopping, com menores custos de operação, garantimos o funcionamento de todo o sistema e o abastecimento adequado do ar condicionado ao empreendimento durante todo o período de obras, através de locação de um chiller”, enfatiza.

Jeferson Mendonça, supervisor de Serviços de Locação, reforça que a Trane está sempre à frente para oferecer soluções personalizadas ao mercado. “O cliente Trane tem a garantia de ter à sua disposição uma equipe de engenheiros e técnicos treinados para dar todo o suporte necessário antes e durante a contratação”.

O novo sistema de automação com o Tracer SC proporcionou ao shopping uma maior mobilidade na disponibilização de informações, pois permitiu o acesso, por usuários autorizados, de qualquer computador via internet. Assim, todos os componentes do sistema HVAC (Chillers, torres de arrefecimento, bombas, válvulas e fan coils do Mall) operam de maneira otimizada, melhorando ainda mais a eficiência do sistema.

Sobre o GV Shopping

Mesmo conhecida como polo comercial da região, a cidade de Governador Valadares não possuía Shopping Center até 02 de dezembro de 1999, quando foi inaugurado o GV Shopping. O empreendimento é resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, que identificou a preferência da população de toda região do Vale do Rio Doce por fazer suas compras em um shopping (mais de 70% dos entrevistados). Após a inauguração, toda a área ao redor passou por um processo de urbanização. Entre as principais mudanças na região estão: a construção de praças, chegada de linhas de ônibus, valorização imobiliária e a construção de um hotel. Atualmente, o GV Shopping colabora aquecendo a economia e possui um faturamento de vendas anual de mais de R$ 175 milhões.