Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas aponta caminhos para a descarbonização do setor de AVAC-R

March 16, 2024

 

 

 

Especialista da Trane Brasil destaca medidas que podem contribuir para a redução da pegada de carbono em sistemas de climatização nas instalações comerciais e industriais

Celebrado em 16 de março, o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é fundamental para reconhecer a interconexão entre os fenômenos climáticos globais e o setor de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (AVAC-R) no Brasil. Através de colaboração, inovação e investimento em soluções sustentáveis, o setor está se posicionando para enfrentar os desafios emergentes e contribuir para um futuro mais resiliente e ambientalmente consciente.

O Brasil tem experimentado mudanças climáticas significativas nos últimos anos, com um aumento na frequência e intensidade de ondas de calor em várias regiões do país. De acordo com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), o clima no país nas próximas décadas deverá ser mais quente, cujo aumento da temperatura média entre 1 ºC e 6 ºC até 2100.

Essa elevação das temperaturas tem impactos diretos na operação e eficiência dos sistemas de climatização, especialmente em instalações comerciais e industriais de grande porte. Entre os principais desafios a serem enfrentados pelas empresas do setor AVAC-R estão o aumento da carga térmica, aceleração do desgaste dos equipamentos, os riscos de falhas operacionais e a necessidade de adaptação e atualização dos  sistemas de climatização.

“As tecnologias existentes podem proporcionar reduções significativas de energia e custos, melhorando a eficiência energética e, consequentemente, a pegada de carbono dos sistemas de climatização em ambientes comerciais e industriais. E isso sem comprometer o conforto térmico interno”, ressalta Giancarlo Delatore, Executivo de Vendas Sênior da Trane Brasil, empresa líder no setor de soluções de climatização e controle de temperatura.

Ele acrescenta que com uma gestão responsável e opções por alternativas sustentáveis é possível reduzir significativamente a pegada de carbono nas instalações. Giancarlo destaca que, além da escolha por refrigerantes de última geração, com baixo potencial de aquecimento global, e a geração local de energia, que aproveita as condições e recursos locais disponíveis, são algumas das medidas que reduzem significativamente as emissões de GEE das edificações.

Sobre a Trane®  

A Trane® possui soluções que otimizam ambientes internos com um amplo portfólio energeticamente eficiente em aquecimento, ventilação e sistemas de ar-condicionado, serviços de construção e contratação, suporte de peças e controle avançado. Fundada em 1885, conquistou sua posição como pioneira no controle de temperatura nos últimos 100 anos. Para mais informações, visite o  site.

  

  

INFORMAÇÕES PARA A MÍDIA  

CDI Comunicação

Mônica Pileggi

monica.pileggi@cdicom.com.br

+55 11 98537-6909